Um cara alemão denominado simplesmente Schopenhauer, num desses dias de luz e de inspiração disse:
- " O meio mais seguro de não se tornar muito infeliz consiste em não desejar ser muito feliz,"
O filósofo com esta frase chamada de "máxima", faz um alerta importantíssimo para a nossa vida. Diminuir as expectativas, a ansiedade , reduzir as pretensões. Creio que á essencia contida nesta frase lapidar é o ensinamento da moderação. A palavra muito, encerra exagero, quantidade . Muita comida faz mal, engorda, fomenta doenças... Muitas mulheres trás problemas de todo tipo... Muito dinheiro é o caminho para o isolamento espiritual, para a mesquinharia, para o vício, etc.
A felicidade para este fílosofo, é a " ausencia de conflito". Quanto menos conflito o ser humano tenha, mais bem estar terá. A imoderação, o deseja incontido, o querer demais, inclusive o desejo de ser muito feliz resultará certamente em graves conflitos.
Portanto, meus amados amigos e parentes, vamos praticar diariamente a moderação em tudo que fazemos no dia a dia, inclusive quanto ao nosso pensamento, domando-o.
Não basta ler ou saber que a moderação é uma coisa boa. è necessário sua prática diária, uma meta de vida, um pensamento constante. Devemos medir cada ação ou atitude, para poder-mos diluir os excessos.
Paulo Lobo.
quarta-feira, 1 de agosto de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário