domingo, 2 de janeiro de 2011

FILOSOFAR

Este ano de 2011 será marcado por discursões filosóficas. Combinei com Cacai e Iza travar um debate permanente sobre a Arte de Viver. Convido a todos para o debate que será travado a partir de hoje. Inicialmnte o debate será feito diretamente por nós três, aberto a comentários de todos. No "andar da carruagen", o debate será aberto diretamente a outros.

.............

Alguns filósofos mais antigos entendem que a filosofia não tem idade. Pode ser estudada, endendida e praticada desde a Juventude. Ouso discordar.

A filosofia impõe ao indivíduo conhecimento profundo de si mesmo e o aprendizado de controle das emoções. É tarefa dificílima para o joven que é está muito mais exposto ao império das emoções e tentações que o mundo oferece.

São pilares da filosofia o auto conhecimento, a noção plena das emoções humanas, seus efeitos e seus limites. A partir daí, a busca infinita de aprender o controle, o equilíbrio, a não exarcebação. Compreender o fenômeno natural da morte para não temê-la, entender o desencandear dos fatos para não sofrer seus efeitos dolorosos em alto teor. Compreender e praticar os efeitos do amor. A busca delicada de não ferir ninguem.

Ao jovem, que por impulso natural busca viver intensamente todas as emoções, há uma tendência natural ao exagero. Sua alma ainda liberta de pancadas, busca com sofreguidão atender às grandes emoções , a adrenalina a todo vapor.

Leio filosofia desde muito jovem, quando ainda acadêmico de Direito. A partir de então jamais deixei de me debruçar sobre a matéria. Entretanto, somente depois de meio século de vida, quando a grandes paixões e emoções da natureza humana tendem naturalmente a se armonizarem, a diminuirem de intensidade e suavisarem, quando as pancadas levam a reflexão e ao medo, é que temos melhores condições de absorção do conhecimento filosófico e passar a praticá-lo. De forma sintética , este é meu entendimento atual sobre a pratica filosófica.

.............

Epicteto, filósofo da Roma antiga, nascido escravo na Época do Imperador Nero, professor de Filosofia na Grécia, entre muitos, deixou para nós o seguinte ensinamento:

" O indício mais seguro de uma vida superior é a serenidade. O progresso moral resulta do fato de você ver-se livre do tumulto interior. Você deixa de se impacientar com cada coisa que acontece. É preferível morrer de fome mas livre de desgostos e medos a viver na abundância acossado por preocupações, temores, desconfiânças e desejos incontroláveis.
Inicie de imediato um programa de autodominio. Mas comece com moderação, com as pequenas coisas que o incomadam. "

Caro Cacai e Iza. Estou propondo que falemos sobre a busca da serenidade. Este tema encerra nuitos conceitos, e creio que será de valia discurtirmos a necessidadade desta busca. A nossa vida é muito corrida e disputada. o stress vive constantemente a nossa espreita, em constante armadilha.

Creio solidamente que a serenidade depende muito do auto conhecimento que resulta do dominio das emoções. É necessário, portanto, que busquemos a reflexão sobre nós mesmos. Quem somos nós ! O que representamos ! Estamos sendo bons para as pessoas ! .

Acho que devemos buscar caminhos na filosofia para ajudar as pessoas , especialmente nossos familiares e amigos a enfrentar positivamente os desafios do dia a dia e a conviver com as inevitáveis perdas, decepçõs e magoas que a vida apresenta , sem perder a tranquilidade interior. Aprender que os fatos dolorosos podem nos ensinar a não praticar situações que resultem em dor, especialmente para os outros. Buscar ser sempre sereno, assim estaremos superando as adversidades e caminhando em passos largos para o bem estar.

Paulo Lobo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário