terça-feira, 15 de maio de 2012

FILOSOFANDO

Sêneca,filósofo estoico, nasceu na Espanha no ano 04 antes de Cristo. Ainda menino, foi morar em Roma com sua família e ali fez seus estudos notadamente de gramática , oratória e filosofia estoica.   Aos trinta anos ingressou na Carreira Pública /Política onde se notabilizou como autor de diversas obras de cunho político e filosófico.

Eis alguns de seus ensinamentos:

-" O começo da cura é a autoconciência do erro";

- " Começa a fazer contra ti mesmo o papel de acusador, depois o de juiz; só, em seguida, o de advogado de defesa, uma vez por outra, aplica uma pena contra tí mesmo.";

- " O caminho mais curto para a riqueza da alma passa pelo desprezo pela riqueza." ;

- " A liberdade, isto é, a não escravidão aos prazeres, é a nossa meta;  é o prêmio das nossas canseiras.";

Meus comentários:

Com efeito, a liberdade, nosso maior bem imaterial, razão primeira de felicidade e bem estar, é não estar preso pela incosnciência de nossos erros (o erro é humano);  é não estar cego a ponto de não reconhecer o erro cometido .

  A liberdade é estar livre do jugo e efeitos nocivos da riqueza material;  é finalmente entender que o vício nos torna escravo;  é saber que apenas o prazer efêmero vicia....

É nossa obrigação, se quisermos nos encontrar com a felicidade, buscar-mos diariamente a nós mesmos e descobrir que a liberdade existe e que é possível conquistá-la.

Paulo Lobo

2 comentários:

  1. A liberdade para mim é livrar- se dos preconceitos , é desnudar os sentimentos , não se anulando. Nao ter medo de arriscar, fazer o que julga certo sem passar por cima de ninguem... Viver!!!

    ResponderExcluir
  2. Certamente liberdade é conceito. É especialmente conhecer e controlar o medo. É essencialmente ter noção que toda atitude e ação não trará danos a ninguém. Enfim, é ação positiva. Procure sempre ser livre querida Suelý. Este bem maior somente proverá felicidade e bem estar. Desejo , para sempre , tua alma sempre liberta, amoraso e cheia de sonhos lindos.

    Beijos.

    Tio Paulinho.

    ResponderExcluir