domingo, 19 de agosto de 2012

ARMADILHAS E DEFESAS DA VIDA


Prólogo:

Todos vivemos preocupados em viver bem, em ser feliz.  Esta expectativa nos persegue por toda a vida. Sonhos se constroem e são destruídos. Amores de perdem no tempo.  Ilusões e desilusões permeiam a alma, nos empurrando e nos abatendo em agonia.

Viver  é o maior enígma do ser humano.  A compreenção da existência, o papel de cada pessoa na terra jamais deixou de ser uma grande indagação.    O que é a felicidade , o que significa o sofrimento, qual o papel da paz ?    Os estudiosos , observadores e inteligências durante séculos a fio se indagam, fazem registros, profetízam, aconselham, despejam aforismos... Todos buscam definições, justificativas para ações, atitudes e decisões do ser humano.

Comigo não é diferente.  Durante anos venho buscando respostas, prescrutando minha alma, analizando meus impulsos,  meus sentimentos, comparando, analizando.   Busco entender o  incompreensível,  o imponderável.   Cada pessoa é unica, porque é composta de dezenas de sentimentos e cada sentimento de persí, tem uma gradação de intensidade diferente.  Não há como existir coincidência de uma plena igualdade entre duas pessoas.   Matematicamente é imponderável.  É como a nossa digital.  Impossível ter igual.  

No meio das desigualdades  a convivência e a propria vida em sociedade e diante da natureza é sempre conflitante.   Somam-se as barreiras, os obstáculos e as armadilhas  para um vida com bem estar, uma vida feliz enfim.  O caminho, então,  como diz o filósofo alemão Schopenhauer, é combater o conflito, porque na sua definição filosófica, "felicidade é ausência de conflito".

O meu intuito, sem ser pretencioso, é tentar mostrar armadilhas, e apresentar defesas, para combater o conflito, e assim buscar o bem estar que em ultima análise é o que todos nós almejamos a séculos - a felicidade.

...........


Capítulo  I.

A primeira armadilha - A saúde física:

Existem duas saúdes:  A física e a espiritual.   Inicialmente disertaremos sobre a saúde física, a saúde do corpo.   Esta é a base, a estrutura, o alicerce para toda  defesa que se pretenda a favor do ser humano.

 É o primeiro pressuposto de bem estar do ser humano.   A saúde do copo representa vitalidade, sensação de leveza, força de disposição para o enfrentamento.  A doênça do corpo amortece a disposição, retira a vontade de lutar, de superar obstáculos. A doênça do corpo aprisiona as ações. escraviza a atitude, prosta o impulso. 

A doênça do corpo quando  arrebata a pessoa retira-lhe grande parte de bem estar, retira-lhe possibilidades de produtividade.   O ser humano deixa de ser inteiro, sua vida não pode ser plena.  A doênça do gorpo gera sofrimento, dor , frustação.

Existem centenas de doênças do corpo  no encalso de cada ser humano.  Os médicos e os remédios se multiplicam desde o início dos tempos.  Milhões e milhões de seres humanos sofrem, sucumbem em miséria, morrem prematuramente.   A busca de melhorias é estremamente custosa, desesperada até.

A primeiro passo, portanto, para a busca da felicidade, é buscar incessantemente a saúde do corpo.

 A respeito, Schopenhauer  escreveu:  "  Se a serenidade é então o bem que pode substituir todos os outros, mas que por sua vez, não pode ser substituido por nenhum outro, deveríamos antepor  a aquisição deste bem a qualquer outra aspiração.  Ora, é certo que à serenidade não há nada que contribua menos do que as circusntâncias felizes e externas e nada que contribua mais do que a saúde.  Por isso temos de antepor a saúde a qualquer outra coisa, visando precisamente atingir aquele alto grau de perfeita saúde, cuja florescência é a serenidade...." 

..............

A primeira defesa:

( continuaremos em próxima postagem....)

Nenhum comentário:

Postar um comentário