quarta-feira, 1 de agosto de 2012

FILOSOFANDO:

Um cara alemão denominado simplesmente Schopenhauer, num desses dias de luz e de inspiração disse:

- " O meio mais seguro de não se tornar muito infeliz consiste em não desejar ser muito feliz,"

O filósofo com esta frase chamada de "máxima", faz um alerta importantíssimo para a nossa vida.   Diminuir as expectativas, a ansiedade , reduzir as pretensões.     Creio que á essencia contida nesta frase lapidar  é o ensinamento da moderação.  A palavra muito, encerra exagero, quantidade .  Muita comida faz mal, engorda, fomenta doenças...   Muitas mulheres trás problemas de todo tipo...  Muito dinheiro é o caminho para o isolamento espiritual, para  a mesquinharia,  para o vício, etc.

A felicidade para este fílosofo, é a " ausencia de conflito".  Quanto menos conflito o ser humano tenha, mais bem estar terá.   A imoderação,  o deseja incontido,  o querer demais, inclusive o desejo de ser muito feliz resultará certamente em graves conflitos.

Portanto, meus amados amigos e parentes,  vamos praticar diariamente a moderação em tudo que fazemos no dia a dia, inclusive  quanto ao nosso pensamento, domando-o.

Não basta ler ou saber que a moderação é uma coisa boa.  è necessário sua prática diária, uma meta de vida, um pensamento constante.   Devemos medir cada ação ou atitude, para poder-mos diluir os excessos.

Paulo Lobo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário