quarta-feira, 2 de novembro de 2011

REFLEXÕES SOBRE O AMOR

Mahatma Gandhi certo dia falou.   " O amor não é somente um estado negativo em que consiste em não fazer o mal, mas também um estado positivo que consiste em amar, em fazer o bem a todos, inclusive a quem faz o mal."

Reflito sobre a profundidade da fala deste grande homem.  Tomo para mim o objetivo de abraçar este príncípio maior com cada vez mais intensidade. É claro que jamais me ombrearei a Gandhi - homem singular.   Mas perseguirei seus ensinamentos essencialmente sobre o amor (" ahimsa " em língua indiana).

Creio firmemente que não há nada mais importante na vida que o amor.  Amor total. O amor é o sentimento que pode combater,  amainar ou até em última instância, eliminar ( virtude de pouquíssimos)  outros sentimentos não virtuosos.

Como combater o ódio, a ira, o egoismo ?

Como deixar fluir o impulso do perdão, da compreenção ?

Como enfrentar a necessidade do sacrifício, o império da perda ?

Na vida de qualquer pessoa, seja ela de qualquer nacionalidade , credo, raça, situação social ou financeira e  faixa etária, convivem e se degladiam no dia a dia,  intensa mistura de sentimentos naturais e  natos do ser humano,  que se misturam, que se confundem e que impulsionam as ações e reações do ser humano em diferentes direções e diferentes intensidades.    A dor e o prazer  estão sempre presentes e não são diferentes.   O diferencial é o que Cristo, no magnífico " Sermão da Mantanha "  falou:  " O reino de Deus está dentro de vós" .      Isto quer dizer que o amor está dentro de nós, porque Deus, em última análise representa  amor.  É o amor que pode suavizar as dores e impor limites aos prazeres.  É o amor que nos confortará a alma quando tomada de dúvidas e sobrecarregada de conflitos . É o amor que nos dirá que o sacrifício tem um objetivo divino , altruísta e consequentemente prazeiroso.    Somente o amor nos indicará que o prazer não se encontra nos gozos efêmeros, mas no bem estar permanente. 

Vivamos, portanto, o amor, cada vez mais o amor.

Paulo Lobo

Um comentário:

  1. Grande Paulo, grande lembrança do Mahatma. Foi dele a frase das que mais gosto de repetir: "se apenas um homem atingir a plenitude do amor, anulará o ódio de milhões!"

    ResponderExcluir